A surfista profissional de ondas gigantes, Maya Gabeira, passa a integrar o Conselho de Administração da Oceana

 

26/04/2021

Surfista profissional Maya Gabeira ( © Pablo Garcia)

Bruxelas e Madrid – A Oceana, a organização internacional de conservação dos oceanos, anunciou que a sua apoiante de longa data, Maya Gabeira, passou a integrar o Conselho de Administração da organização.

«A Maya tem sido uma aliada e apoiante importante da Oceana há quase uma década. É para nós uma honra que passe a integrar o Conselho de Administração da Oceana», afirmou o CEO da Oceana, Andrew Sharpless.

Maya Gabeira é uma surfista profissional de ondas gigantes natural do Rio de Janeiro, Brasil, e a detentora do recorde mundial da maior onda já surfada por uma mulher após ter cavalgado uma onda de 22,4 m em Portugal. Ganhou vários prémios, incluindo o ESPY para Melhor Atleta Feminina de Desportos de Ação.

Nos últimos nove anos, Maya Gabeira apoiou as campanhas da Oceana para restaurar a abundância dos oceanos. Em 2014, protagonizou o anúncio de serviço público «Catch a Break» da Oceana que apelava à proteção do habitat marinho e desenvolveu 100 «Pranchas Maya» de edição limitada com a marca de pranchas de surf em madeira Yana Surf, que doou uma percentagem de cada venda à Oceana. Mais recentemente, a Maya apoiou a campanha da Oceana para reduzir os plásticos descartáveis no Brasil, reunindo-se virtualmente com legisladores e meios de comunicação social para criar uma base de apoio à ação legislativa para resolver esta crise.

«Para mim, o oceano é uma fonte de energia inesgotável. Não há nada como saltar para o oceano e libertar-se de tudo. É por isso que regresso todos os dias: Quero estar rodeada pela vida dos nossos oceanos. Temos de respeitar os oceanos – seria uma loucura não o fazer. E a melhor forma de mostrarmos respeito é usar as nossas vozes para ajudar a proteger e restaurar os oceanos do mundo. Estou ansiosa por usar a minha voz pelos oceanos na qualidade de membro do Conselho de Administração da Oceana», afirmou Gabeira. 

«Maya enfrenta as ondas gigantes da Nazaré, em Portugal, e as muitas ameaças à saúde dos nossos oceanos, tais como a sobrepesca e a poluição por plásticos. Estamos entusiasmados por continuar a proteger os oceanos do mundo com a Maya, agora na qualidade de membro do Conselho de Administração da Oceana», afiançou Vera Coelho, diretora sénior de políticas e comunicação da Oceana na Europa.

A empresária californiana Elizabeth Wahler foi também eleita para o Conselho de Administração da Oceana. Para ler o comunicado de imprensa da Oceana sobre Gabeira e Wahler na íntegra, clique aqui.

Outros membros do Conselho de Administração da Oceana incluem Keith Addis, Gaz Alazraki, Herbert M. Bedolfe, Ted Danson, Nicholas Davis, César Gaviria, María Eugenia Girón, Loic Gouzer, Jena King, Ben Koerner, Sara Lowell, Stephen P. McAllister, Dr. Kristian Parker, Dr. Daniel Pauly, David Rockefeller, Jr., Susan Rockefeller, James Sandler, Simon Sidamon-Eristoff, Dr. Rashid Sumaila, Diana Thomson, Valarie Van Cleave, Sam Waterson e Jean Weiss. As biografias completas dos membros do Conselho de Administração da Oceana estão disponíveis em oceana.org/about-oceana/leadership/board-of-directors.

# # #

Fotos adicionais da Maya:

Crédito da fotografia do lado esquerdo: © Ricky Nomad; Crédito da fotografia do lado direito: © WSL

 

Contatos:

Irene Campmany, Communications Officer (espanhol)
M: +34 682.622.245 E-mailicampmany@oceana.org
 
Emily Fairless, Communications Officer (inglês)