DESCOBERTA UMA NOVA ESPÉCIE DE ESPONJA CRISTAL

 

As descobertas ocorreram nos desfiladeiros da Córsega e em várias montanhas submarinas do Mar de Alborán e do Atlântico Português

Uma nova espécie de esponja foi descoberta no Mediterrâneo por um grupo internacional de investigadores, entre os quais se incluem membros da Oceana. Sympagella delauzei é o nome que foi dado a esta nova espécie de esponja cristal (Hexactinélida), que mede entre 8 e 14 centímetros, incluindo o pedúnculo e se encontra em profundidades entre 350 e 500 metros.

O trabalho, publicado na revista Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, também detalha a recente descoberta de alguns exemplares desta nova espécie em zonas atlânticas próximas, como as montanhas de Gorringe em Portugal, embora seja possível que a sua distribuição incluia outras áreas, como o norte de África e a Macaronésia.

“Estas descobertas, junto com a revisão de espécies de esponjas cristal do Mediterrâneo, indicam-nos que há que ter em conta este mar no momento de proteger as agregações de esponjas”, afirmou Ricardo Aguilar, Diretor de Investigação da Oceana e coautor do estudo. “Estudos prévios demonstraram que as esponjas cristal são uma fonte muito importante de silício, um dos nutrientes básicos para os oceanos”.

Sempre se acreditou que o Mediterrâneo não era um mar propício para a presença de esponjas cristal, uma vez que estas preferem águas frias, fazendo com que sejam habituais em águas polares ou em grandes profundidades marinhas. No Mediterrâneo, mesmo em zonas mais profundas, as temperaturas da água apenas baixam para os 13 graus centígrados. Não obstante, como demonstra esta descoberta, este mar guarda mesmo muitos segredos e surpresas.

O trabalho, liderado pela especialista em esponjas Nicole Boury-Esnault,  foi uma colaboração entre um grupo de investigadores do Instituto Mediterrâneo de Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira de Marselha (França), a Universidade de Victoria em Columbia Britânica (Canadá) e a Oceana. Neste, não apenas se anuncia a descoberta da nova espécie, como também que os investigadores revêem a distribuição no Mediterrâneo de cerca de uma dezena de espécies mais, incluindo algumas que chegam a superar um metro de altura.

A presença da nova espécie de esponja cristal valoriza mesmo mais aqueles locais, nos quais foi encontrada, como o desfiladeiro Valinco de Córcega ou as margens de Avempace, Avenzoar, Catifas, Cabliers, Tofiño e Chella em Alborán. Esta última elevação marinha, também conhecida como “Seco de los Olivos”, foi o motivo do estudo por parte da Oceana durante 7 anos e foi recentemente declarada Lugar de Interesse Comunitário pelo Governo espanhol através do projeto INDEMARES.

Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom: Abstract